Games de FPS melhoram o desempenho do cérebro

Medal-of-Honor-2010-Banner

De acordo com o artigo da Scientific American Mind, “How Video Games Change the Brain”, há um crescente número de pesquisas científicas mostrando resultados positivos em relação a como os video games alteram o cérebro humano. Em particular, os jogos de tiro em primeira pessoa são aqueles que melhoram com mais eficiência as funções cognitivas e a capacidade de aprendizado – algo que traz benefícios para a vida real, não se limitando apenas aos games.

Além da coordenação entre olhos e mãos, o artigo cita estudos nos quais os resultados apontam para um desempenho melhor dos gamers (em relação a quem não joga) em testes envolvendo tomada de decisões, raciocínio espacial, foco espacial e acuidade visual. De acordo com a neurocientista Daphne Bavelier, “os video games melhoram a conexão através e dentro de diferentes regiões do cérebro”, considerado pelo artigo como o “Santo Graal da educação”.

Contudo, não é preciso jogar por anos para ver resultados. Em um estudo de 2006, conduzido por Bavelier e pelo pesquisador C. Shawn Green, 15 pessoas não gamers jogaram uma hora diária durante 10 dias (nove Medal of Honor: Allied Assault e oito Tetris). Comparando os resultados das provas feitas antes e depois da jogatina, quem jogou o FPS apresentou uma melhoria nos três testes envolvendo atenção visual.

Outros estudos, de 2007 e 2011, apontam que jogar video games também pode ajudar no tratamento de problemas oculares específicos. Entretanto, nem todos os resultados são positivos: o artigo indica que um efeito colateral de jogos de tiro é o aumento temporário da irritabilidade e da violência. Por causa disso, há grupos de pesquisadores procurando meios de desenvolver games que influenciem apenas os efeitos positivos da jogatina.

Anúncios

Um pensamento sobre “Games de FPS melhoram o desempenho do cérebro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s