Atari abre pedido de falência nos EUA

Atari_Badge_NoURL_PMS

A divisão norte-americana da Atari entrou com pedido de falência nos moldes do Capítulo 11 da Lei de Falência dos EUA – o mesmo procedimento adotado pela THQ no final de 2012.

Isso significa que a Atari continuará a operar normalmente enquanto prepara um plano de reestruturação. Durante esse período, o pagamento das dívidas da empresa serão adiadas.

O objetivo da Atari, segundo o jornal L.A. Times, é separar-se da divisão francesa, a Atari S.A., e concentrar os esforços da companhia no desenvolvimento de jogos digitais e para celulares.

Proprietária de franquias icônicas como “Pong”, “Breakout” e “Asteroids”, a Atari norte-americana não está em uma situação financeira tão ruim: as vendas da empresa tiveram resultados positivos em 2011 e 2012.

Um nome que já foi sinônimo de videogame, o simples uso marca ‘Atari’ rende dividendos para a empresa. De acordo com o L.A. Times, 17% da renda arrecada pela companhia em 2012 veio do licenciamento da marca.

Matriz problemática

Na Europa, a Atari tem enfrentado vários problemas financeiros: a empresa foi adquirida pela Infogrames em 2008. Uma série de decisões erradas fez com que as ações da empresa despencassem de 11 Euros para menos de 1 Euro desde então.

A empresa dependia, até recentemente, de um fundo de investimentos britânico, o BluBay Asset Management. O acordo expirou em 31 de dezembro e assim, a Atari não tem capital para lançar os jogos que estão em desenvolvimento atualmente.

Anúncios

Um pensamento sobre “Atari abre pedido de falência nos EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s